Devolver Carro Alugado: Como Entregar Em Perfeitas Condições

Em geral, devolver um carro alugado é uma tarefa simples e rápida. Entretanto, é preciso alguns cuidados para evitar problemas futuros e cumprir com todas as determinações acertadas no momento da retirada.


Por isso, além de uma inspeção detalhada sobre possíveis pertences deixados no veículo, é muito importante ficar atento ao horário de entrega. Esses cuidados são essenciais para evitar prejuízos e gastos desnecessários.


Para auxiliar nesse processo, preparamos um conteúdo completo com informações sobre como devolver carro alugado. Confira então os motivos de uma devolução correta, os cuidados essenciais e algumas dicas para tornar o processo assertivo e ágil. Boa leitura!


Por Que Saber Como Devolver Carro Alugado?


De modo geral, devolver o carro alugado dentro das orientações e condições impostas pelas locadoras é importante para evitar custos adicionais. Isso porque, caso algumas diretrizes, como horário ou condição do veículo não sejam cumpridas, é possível desencadear taxas ou multas. 


Portanto, saber como devolver carro alugado é a melhor maneira de cumprir com os termos de contrato assinados no momento da locação. Esses termos, geralmente, contam com itens como: data, hora e local de devolução, além de nível de combustível, com tanque cheio ou não. 


Ter esses conhecimentos garante um processo de devolução tranquilo e rápido. Além disso, cumprir com todos os requisitos é muito importante para garantir uma boa reputação, para futuras locações, por exemplo.


Desse modo, o processo de devolução é fundamental para evitar gastos desnecessários e até mesmo problemas legais. Ambas as partes possuem direitos e deveres, e quanto maior conhecimento, menos burocracia e mais ágil tende a ser o processo. 


Cuidados Ao Devolver Carro Alugado


Agora que você já sabe a importância de conhecer o processo de devolução, vamos entender alguns cuidados essenciais. Certamente, um dos principais cuidados é ter conhecimento completo sobre os requisitos de combustível, local e horário de devolução. 


Além disso, algumas locadoras também exigem documentos como contrato de locação e carteira de motorista. Inspecionar as condições do veículo também é importante, para verificar a existência de arranhões, amassados e também pertences no interior do carro. 


Para garantir maior segurança no momento de devolver o carro alugado e posteriormente é muito importante guardar todos os recibos, sejam de pedágios, locação e devolução. 


Registrar a quilometragem e os níveis de combustível também é uma boa estratégia para evitar taxas adicionais e problemas futuros. De modo geral, o processo é bem simples e rápido.


Como Se Deve Devolver Um Carro Alugado?


Confira agora um passo a passo rápido de como devolver carro alugado e evitar chances de contratempos e taxas adicionais.

  • Leia o contrato e tire dúvidas na locação;

  • Planeje a devolução;

  • Faça uma inspeção do carro;

  • Guarde documentos e recibos.


1- Leia o contrato e tire dúvidas na locação


O processo de devolução de qualidade começa ainda no momento da locação. Para isso, é muito importante analisar todo o contrato e tirar todas as possíveis dúvidas, como condutor adicional, data e hora de entrega e outras questões. 


Ter esse conhecimento ajuda a desenvolver um processo de devolução muito mais assertivo, cumprindo todas as determinações. 


2- Planeje a devolução


Para evitar transtornos durante a devolução é muito importante ter bem definido o local e horário de entrega do veículo. Para isso, certifique-se ainda na locadora ou leia novamente o contrato. 


Certamente, esse é um dos problemas mais comuns ao devolver carro alugado, chegando em lojas ou aeroportos diferentes dos combinados em contratos. Por isso, para evitar esses erros, estabeleça um bom planejamento, levando em consideração tempo e distância de deslocamento. 


3- Faça uma inspeção do carro


A terceira dica para devolver carro alugado em segurança é realizar uma boa inspeção no veículo antes da entrega. Por isso, verifique antes de sair da locadora possíveis arranhões e amassados, notificando a empresa.


Posteriormente, ao entregar o veículo também inspecione as condições do veículo, encontrando possíveis avarias e certificando que nenhum pertence foi deixado para trás. Esse cuidado é essencial para evitar possíveis perdas de bens, dos mais baratos aos mais caros. 


4- Guarde documentos e recibos


O processo de devolução costuma ser muito mais prático que o de locação. No entanto, é fundamental guardar muito bem todos os documentos, contratos e recibos durante a utilização do carro, como pedágios. 


Essa iniciativa é importante para evitar cobranças indevidas ou taxas adicionais na fatura do cartão de crédito. 


Conclusão


Com todas as informações apresentadas durante o conteúdo é possível entender que o processo de devolver carro alugado é bem prático. Entretanto, requer alguns cuidados para evitar cobranças e taxas adicionais. 


Desse modo, coloque as dicas em prática e tenha um processo de devolução seguro e ágil. Para acompanhar outros conteúdos sobre aluguel de carros, confira o Blog da Movami.


Alugue Seu Carro Com a Movami!


Para alugar seu carro com máxima segurança e praticidade contamos com os melhores veículos em nossa frota. Além disso, contamos com condutor adicional gratuito, diária de 27 horas e taxa de retorno grátis. 


Para mais informações entre em contato conosco. Temos unidades em Florianópolis, Navegantes e Blumenau.