Revisão Do Meu Carro: Quando E Como Fazer?

Ter um veículo próprio é uma tarefa complexa, que envolve diferentes cuidados e gastos. Certamente, um dos principais questionamentos é sobre quando fazer a revisão do meu carro, não é mesmo?


Afinal, esse cuidado é essencial para garantir maior segurança e a vida útil do veículo. Para isso, é necessário ficar atento a uma série de informações, como quilometragem, tempo de uso e condição de componentes como nível do óleo, freios e muitos outros. 


Para ajudar nesse cuidado, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre como fazer a revisão do meu carro. Confira, a importância das revisões frequentes, os itens avaliados e muito mais. Boa leitura!


Por Que Fazer A Revisão Do Meu Carro?


Em resumo, a revisão do carro é essencial para manter o carro em boas condições de uso, garantindo segurança ao motorista e passageiros. Com isso, atesta que os sistemas de freios, direção, suspensão e outros funcionam corretamente. 


Consequentemente, influencia diretamente na durabilidade do veículo, evitando desgastes e problemas inesperados. Além disso, fazer a revisão de forma regular é muito importante para manter o bom desempenho do carro, principalmente, no consumo de combustível e desgaste dos pneus. 


Portanto, é uma maneira de evitar gastos adicionais mensais, evitando prejuízos. Vale destacar que também é importante para valorizar o veículo. Afinal, contar com um histórico de revisões aumenta o valor de revenda e também mantém a garantia oferecida pelas concessionárias. 


O Que É Avaliado Na Revisão Do Meu Carro?


De modo geral, os itens avaliados durante as revisões podem variar de acordo com a quilometragem e tempo de uso. Entretanto, alguns componentes costumam ser sempre analisados como:

  • Verificação do filtro óleo do motor;

  • Avaliação da transmissão automática ou manual;

  • Verificação do estado das pastilhas e discos de freio;

  • Inspeção das molas, amortecedores e buchas;

  • Verificação da pressão e estado dos pneus;

  • Substituição dos filtros de ar.


Todo esse cuidado é essencial para garantir a funcionalidade de todos os componentes do veículo. Desse modo, uma revisão geral nos principais itens, garantindo segurança e prevenindo contra possíveis quebras durante deslocamentos.


Quando Fazer A Revisão Do Meu Carro?


Agora que você já sabe a importância e os principais itens avaliados na revisão de carro, é importante saber quando devemos fazê-la. Geralmente, a frequência e o momento ideal variam de acordo com determinações da fabricante, levando em consideração o tempo de uso ou as condições.


Com isso, um dos principais indicadores de revisão é através da quilometragem percorrida. Assim, é comum encontrar intervalos de revisão a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros. 


No entanto, como a quilometragem pode variar de acordo com o uso de cada motorista, são utilizados também intervalos de tempo. Assim, ao não atingir a distância estabelecida, é possível realizar a revisão a cada 1 ano, exemplo.

 

Além disso, em carros mais modernos, sensores podem acender no painel do motorista, indicando desgastes em componentes como óleo do motor. Portanto, há uma série de possibilidades para garantir a segurança e a durabilidade do veículo.


Como Saber A Revisão Do Meu Carro?


Certamente, uma das melhores e principais formas de saber quando fazer a revisão do carro é através do manual do veículo. Nele, é possível encontrar todas as determinações de intervalos, como quilometragem e tempo, além de poder acompanhar todo o histórico de manutenções.


Caso o carro não possua sensores no painel para possíveis desgastes, acompanhar possíveis ruídos anormais ou o desempenho do veículo é uma boa alternativa. Por isso, fique atento a possíveis chiados ou rangidos, além da perda de potência, problemas na direção ou gasto excessivo de combustível.


Conclusão


Com todas as informações apresentadas no texto é possível saber quando realizar a revisão no carro. Para isso, é muito importante saber as determinações de cada fabricante, levando em consideração quilometragem percorrida e tempo de uso. 


Esse cuidado é essencial para garantir máxima segurança para motoristas e passageiros. Assim como, manter a garantia do veículo, possibilitar um bom valor de revenda e um ótimo desempenho. 


Para acompanhar outros conteúdos e dicas, confira o Blog da Movami. Por lá, apresentamos temas sobre aluguel de carros, dicas para viagem e muito mais!