Álcool Ou Gasolina: Qual O Melhor Para O Carro?

Rodar diariamente com um carro requer uma série de cuidados e cálculos, principalmente, nos veículos flex. Isso porque, saber escolher entre álcool ou gasolina pode ser uma tarefa complexa para muitas pessoas. 


Embora o cálculo seja simples, existem outros fatores que precisam ser levados em consideração, como eficiência, disponibilidade, preço e preferência. Ou seja, uma análise sobre as condições de cada combustível é fundamental.


Para isso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre como escolher entre álcool ou gasolina. Conheça os motivos desse debate ser importante, as diferenças dos combustíveis, o cálculo e muito mais! Boa leitura!


Por Que Saber Escolher Entre Álcool Ou Gasolina?


De modo geral, saber escolher entre álcool ou gasolina é essencial para atender as necessidades, possibilidades e preferências de cada motorista. No entanto, alguns fatores se destacam nessa análise, como a eficiência energética.


Isso porque, cada um deles apresenta densidades distintas. Na qual, a gasolina possui mais energia por litro, em comparação ao álcool. Sendo assim, tende a garantir uma melhor eficiência, garantindo mais quilômetros percorridos, utilizando a mesma quantidade de combustível.


O preço do álcool e da gasolina também precisa entrar nessa análise. Em sua grande maioria, o álcool é ofertado com valores mais baixos. Desse modo, escolher um ou outro pode significar uma importante economia no orçamento.


Embora sejam combustíveis fáceis de serem encontrados, a disponibilidade também pode impactar na escolha. Isso porque, o álcool, também conhecido como etanol, pode ser limitado a um número menor de postos ou regiões.


O impacto ambiental também deve ser levado em consideração ao escolher entre álcool ou gasolina. Afinal, o primeiro é considerado um combustível mais limpo, produzindo menos emissões de gases de efeito estufa.


A escolha do combustível também pode variar de acordo com o tipo de veículo. Alguns podem funcionar perfeitamente com ambas as opções, enquanto outros foram projetados para aceitar apenas uma. 


Álcool Ou Gasolina: Quais As Diferenças?


Álcool e gasolina são dois tipos diferentes de combustíveis e possuem diferenças bastante claras. Uma das principais é a composição química de cada um. Enquanto a gasolina é derivada do petróleo bruto, o etanol é uma substância química produzida pela fermentação de fontes de carboidratos, com cana-de-açúcar. 


Como vimos anteriormente, a densidade energética também é uma grande diferença entre eles. Por ter uma densidade mais baixa, o álcool oferece uma menor quilometragem por litro se comparado a gasolina.


A utilização da gasolina faz com que os motores emitam dióxido de carbono, CO2, e outros poluentes no ar, provocando poluição. Já os veículos que utilizam álcool, emitem menos CO2, sendo opções mais qualificadas para o meio ambiente.


O Que Compensa Mais O Álcool Ou A Gasolina?


Agora que você já sabe tudo sobre as diferenças e os motivos que podem levar a escolha entre um ou outro combustível, vamos conhecer o cálculo. Em resumo, esse estudo deve ser feito todas as vezes em que for realizado o abastecimento. 


Embora simples, ele é essencial para, economicamente, determinar qual o combustível que mais compensa naquele momento. Vale ressaltar que a eficiência e durabilidade pode variar de acordo com as informações já citadas.


O cálculo mais utilizado é a regra dos 70%. Assim, após as contas, se o valor final estiver acima de 0,7 o ideal é abastecer com gasolina, se estiver abaixo, optar pelo álcool é a opção mais vantajosa. Para facilitar o entendimento, preparamos um exemplo, confira!


  • Fórmula: (Preço do álcool) / (Preço da gasolina).

Com isso, supondo que o valor do álcool esteja R$4,29 o litro e o valor da gasolina seja de R$5,99 o litro. Nesse caso, a conta vai ser a seguinte:

  • 4,29/5,99 = 0,72

Desse modo, por ser um resultado maior que 0,7, compensa mais abastecer com gasolina.


Conclusão


Portanto, com todas as informações apresentadas no texto e, principalmente, o cálculo exemplificado, escolher entre álcool ou gasolina ficou ainda mais fácil, não é mesmo?


Por isso, coloque esse conhecimento em prática e encontre a melhor opção de combustível para as suas necessidades. Para acompanhar novos conteúdos e dicas, acesse o Blog da Movami!