Aluguel de carro: 7 cuidados básicos para sua viagem!

O aluguel de carro pode ser uma ótima alternativa em várias situações, como: pessoas que querem trabalhar como motoristas de aplicativo, mas não têm veículo próprio, empresas que preferem alugar do que manter uma frota própria e claro, pessoas que precisam facilitar o deslocamento em viagens em família. 


Além disso, optar pelo aluguel de carro para uma viagem em família traz mais comodidade e evita que você fique dependendo de aplicativos de transporte, por exemplo. 


Mas, para garantir uma boa experiência e não frustrar as férias em família, é preciso tomar alguns cuidados no momento de alugar um carro. Para ajudar nessa questão, preparamos esse conteúdo com várias dicas para você!


7 cuidados para se ter durante o aluguel de carro


Em geral, o processo de aluguel de carro é bem simples e muito funcional para diferentes tipos de viagens. Entretanto, para ter sucesso na locação é preciso se atentar a alguns pontos, confira cada um deles a seguir!


1- Escolha a locadora com antecedência

Durante esse conteúdo, vamos usar o exemplo do aluguel de carro para uma viagem em família para trazer todos os cuidados que você precisa ter nesse momento. 


Para começar, se você vai fazer uma viagem de avião, por exemplo, e vai precisar do carro para se deslocar durante o período de viagem, a primeira coisa que precisa ter atenção é escolher a locadora com antecedência - principalmente se falamos de viagem em datas comemorativas e feriados. 


Isso porque, se houver grande procura por aluguel de carro naquele período, você corre o risco de não conseguir o carro ideal para suas férias. 



2- Informe com antecedência se você precisa de algum item extra

No  momento da reserva do carro, você deve informar se precisa de algum item extra, como  uma cadeirinha para criança. Assim, já fica sabendo se a locadora oferece esse tipo de serviço e também entende se existe um valor adicional para isso. 


3- Tenha atenção ao contrato

O contrato de locação de veículo auxilia na organização da locação e no esclarecimento das principais dúvidas que possam surgir no decorrer do acordo.  Assim, além de conter as informações dos negociadores, o documento é disposto de cláusulas que regem as condições da locação. 


As cláusulas da contratação normalmente abrangem os seguintes pontos: 


  • Descrição do veículo locado;

  • Finalidade do aluguel (passeio ou trabalho, por exemplo);

  • Prazo estipulado para a locação;

  • Valor do aluguel, forma e prazo de pagamento;

  • Possibilidade ou não de sublocação por parte do locatário;

  • Deveres e direitos das partes envolvidas;

  • Como proceder em caso de rescisão de contrato;

  • Garantia



Todos os pontos citados devem ser conversados e acordados entre as partes envolvidas. Esses são alguns itens básicos que normalmente constam nos contratos de aluguel de carro. Mas é claro que cada locadora pode incluir ou não determinadas cláusulas de acordo com o seu padrão.


4- Saiba quais são os documentos necessários para alugar o carro


Os requisitos podem variar conforme a locadora, mas no geral, para alugar um carro você vai precisar dos seguintes documentos: 



  • Carteira Nacional de Habilitação, CNH;

  • CPF

  • Cartão de crédito com saldo para caução;

  • Idade mínima de  21 anos, ou dois anos de direção, dependendo da locadora.



5- Saiba como funciona a caução no aluguel de carro

Caução é um saldo do cartão de crédito bloqueado temporariamente pela locadora e que serve como garantia para a locadora.  Assim que o carro é devolvido e inspecionado, o valor é desbloqueado e volta como saldo no cartão de crédito. O tempo para estorno depende do banco.


O valor do caução depende da locadora, e varia de acordo com os fatores como total de diárias, categoria do automóvel e localização. Também é normal que seja exigido que o cartão usado na locação esteja em nome do motorista.


6- Entenda o cálculo das diárias

Ao alugar um carro, o usuário irá pagar pelas diárias correspondentes ao período em que estiver com o veículo. Normalmente, as diárias das locadoras são de 24 horas. Ou seja, ao retirar o carro às 10 horas da manhã, para uma diária, ele deve ser devolvido até as 10h do dia seguinte.  


Em caso de você extrapolar o tempo contratado, será necessário pagar as horas extras em que ficou com o veículo. 


Porém, algumas locadoras, como a Movami, oferecem benefícios como a diária estendida. Aqui, a sua diária é de 27 horas! 


7- Conheça as taxas de serviço

O preço de aluguel de carros, inclui ainda as taxas de serviço da locadora dependendo de alguns fatores como:


  • Tipo de quilometragem: pode ser controlada ou livre; 

  • Política de combustível: a maioria das locadoras trabalha com política de tanque cheio para tanque cheio, mas isso pode variar;

  • Categoria ou tipo de carro: as locadoras oferecem diferentes tipos de carro, do econômico ao de luxo. A quantidade de portas e câmbio também influenciam no valor final das diárias;

  • Tipo de seguro: cada locadora possui suas políticas de seguro que constam no contrato. Leia atentamente e tire todas as dúvidas antes realizar a locação;

  • Opcionais: ar condicionado, GPS, cadeirinha para criança, motorista adicional. Estes são apenas alguns ítens opcionais  que interferem no valor total do aluguel de carros. 

 

Por que optar pelo aluguel de carro?


Agora que você já conhece os 7 cuidados básicos do aluguel de carro, que tal conferir os benefícios dessa contratação. Em geral, alugar um carro oferece a liberdade de ir a qualquer lugar, a qualquer hora, sem depender de horários de transporte público.


Desse modo, com essa flexibilidade, se torna uma opção conveniente para viagens, permitindo explorar destinos de forma mais eficiente e sem se preocupar com horários de ônibus ou trens.


Além disso, você pode escolher o tipo de carro que melhor atenda às suas necessidades, seja um carro compacto para cidade, um SUV para aventuras off-road ou um sedan para viagens em família. 


Faça seu aluguel de carro com a Movami


Para alugar seu carro com máxima segurança e praticidade contamos com os melhores veículos em nossa frota. Além disso, contamos com condutor adicional gratuito, diária de 27 horas e taxa de retorno grátis. 


Para mais informações entre em contato conosco. Temos unidades em Florianópolis, Navegantes e Blumenau.


Para acompanhar outros conteúdos sobre aluguel de carros, confira o Blog da Movami.