Gestão De Frota De Veículos: 5 Principais Problemas
Todos os processos dentro de uma empresa precisam ser registrados e ser do conhecimento de todos da equipe. Desse modo, é possível ter uma gestão de frota de veículos organizada e funcional.
Afinal, toda empresa é composta por uma série de processos e administração de todas as etapas é fundamental para garantir o bom desenvolvimento do negócio.
Neste conteúdo, vamos elencar alguns problemas comuns que ocorrem na gestão da frota de veículos de uma empresa. Além disso, confira como evitar esses erros e melhorar o seu negócio.
5 Problemas Comuns Na Gestão De Frotas De Veículos
Para o desenvolvimento do seu negócio, entender os erros mais comuns é uma ótima maneira de evitá-los. Assim, poder desempenhar um trabalho mais eficiente e lucrativo. Confira os principais erros a seguir!
1- Frota sem manutenção
Certamente, um dos principais problemas da gestão de frotas é a falta de manutenção dos veículos. Afinal, a manutenção não deve ser lembrada somente na hora em que o veículo tiver algum problema. Esse pensamento pode causar grandes prejuízos, como o atraso nas atividades.
Outro problema que ocorre com frequência e também tem impacto na manutenção é a falta de cuidado com o combustível. Ou seja, deixar o tanque secar ou estar sempre com ele na reserva é sinal de prejuízo.
Por isso, é fundamental que a empresa desenvolva um plano de manutenção preventiva, que inclua avaliação de forma periódica dos itens necessários para o bom funcionamento do veículo, como pneus, motor e freios.
Para isso, pode ser interessante a utilização de ferramentas que monitorem os seguintes aspectos dos veículos da frota:
Quilometragem;
Visitas a clientes ou entregas feitas dependendo do ramo;
Datas das manutenções preventivas realizadas;
Rodízio de pneus;
Média de gastos com combustível;
Pagamento de taxas e impostos;
Pagamento de multa e razões dessas sanções.
2- Não realizar a análise comparativa de gastos
A análise constante sobre os veículos da frota é uma tarefa muito importante para diminuir os problemas e gastos para a empresa. Por isso, identificar os carros com maior consumo de combustível ou que exigem uma sequência de manutenção mais intensa é bem importante para ter um controle maior sobre a frota.
Neste sentido, uma boa ação que deve ser praticada de forma rotineira é estudar quais carros estão tendo mais problemas, por marca, ano de fabricação e modelo. Essa iniciativa ajuda a minimizar falhas e auxilia na tomada de decisões por ações de prevenção, ou mesmo na hora de renovar a frota.
3- Não investir na qualificação dos motoristas
A falta de investimento em treinamentos e capacitação é um dos principais problemas de gestão de frota de veículos. Afinal, quanto mais aptos os motoristas estiverem, melhor será sua atividade, gerando maiores lucros e menos prejuízos.
Portanto, invista na qualificação dos profissionais, oferecendo cursos e orientações relacionadas ao dia a dia de trabalho. Além disso, desenvolva um plano de carreira, que busque incentivá-los a seguir buscando o crescimento profissionalmente e os mantendo motivados e engajados.
4- Atrasar pagamento de taxas e tributos
Uma das principais atividades da gestão de frotas de veículos é o planejamento e organização financeira. Assim, atrasos frequentes no pagamento de taxas, tributos e outros encargos impactam diretamente no sucesso do negócio.
Custos com seguro obrigatório, IPVA, ICMS, pedágios e outros da categoria, podem causar grande dor de cabeça e multas quando não são gerenciados corretamente. Para auxiliar nessa demanda o ideal é determinar uma equipe especializada no assunto.
A partir disso, eles poderão encontrar as melhores alternativas para que todas as obrigações sejam cumpridas, buscando os melhores valores possíveis sem afetar a qualidade e segurança da frota e dos profissionais.
5- Ignorar as inovações tecnológicas
Por fim, um quinto problema muito comum é ignorar as facilidades que a tecnologia tem a oferecer na gestão de frota de veículos. Isso porque a tecnologia tem se tornado cada vez mais importante para a redução das falhas humanas e agilizar os processos.
Assim, através de programas e ferramentas de software é possível que os dados sejam registrados automaticamente e gerenciados com precisão. Com informações mais precisas, é possível atuar de maneira mais eficiente.
Entre os principais benefícios do uso das inovações tecnológicas podemos destacar a redução de custos, de tempo e melhora na segurança de todos os envolvidos. Consequentemente um aumento nos lucros para o negócio e fortalecimento da reputação da empresa.
Como Se Faz A Gestão De Frota De Veículos De Qualidade?
Agora que você já conhece os 5 principais problemas na gestão de frotas de veículos, que tal entender como melhorar esses processos? Primeiramente, use a tecnologia a seu favor.
Assim, implemente um sistema de rastreamento e telemetria nos veículos, garantindo monitoramento em tempo real da localização e desempenho de toda a frota. Essa iniciativa é fundamental para a otimização das rotas e identificar preventivamente possíveis problemas mecânicos.
Além disso, toda boa gestão de frota requer um cuidado especial com manutenção preventiva. Portanto, ofereça a todos os veículos os cuidados ideais para seu funcionamento, com manutenções de todos os seus componentes, mantendo a segurança e eficiência da frota.
O controle de todas as manutenções deve ser tratado dentro da empresa como um investimento e não como despesa. Afinal, o cuidado regular com os veículos é a melhor maneira de evitar acidentes, gastos desnecessários e manter a frota em dia, garantindo um trabalho satisfatório.
Como reduzir os custos da frota?
Para a redução dos custos da frota, além das ações citadas anteriormente, é preciso ótima gestão de combustível. A partir disso, é possível encontrar veículos ou motoristas que estejam com maiores índices de consumo, estabelecendo medidas que ajudem a economizar, através de manutenção ou treinamentos.
Além disso, a gestão de pneus tem papel fundamental na redução de custos, auxiliando na eficiência do carro. Assim como, auxiliando a evitar o desgaste excessivo das peças dos veículos e no consumo equilibrado do combustível.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer detalhadamente sobre os principais problemas da gestão de frotas, certo? Por isso, procure desenvolver as dicas apresentadas para obter um trabalho cada vez mais lucrativo e eficiente.
Vale ressaltar que o trabalho com a gestão de frotas de veículos deve ser tratado como investimento. Afinal, é esse cuidado diário que vai auxiliar na qualidade do serviço prestado, na segurança de seus profissionais e no equilíbrio financeiro da empresa.
Identificou algum problema que você enfrenta no seu dia a dia? Acesse nosso blog e tenha mais dicas importantes.