O Que Fazer Em Blumenau? O Guia Completo!

Quando você pergunta sobre o que fazer em Blumenau, logo pensa na Oktoberfest, não é mesmo? Entretanto, a charmosa cidade catarinense apresenta uma série de atividades turísticas. 


Com uma forte ligação com a cultura da Alemanha, Blumenau é o lugar perfeito para quem deseja conhecer um pouco mais da arquitetura e gastronomia germânica. 


Por isso, preparamos um guia completo sobre tudo o que tem para fazer em Blumenau . Confira dicas sobre a Oktoberfest, a famosa rota das cervejarias, o Centro Histórico e muito mais. 


O Que Fazer Em Blumenau? 

Blumenau é uma cidade extremamente bem localizada em Santa Catarina , a pouco mais de 150 quilômetros de Florianópolis e apenas 50 km de Navegantes, também muito visitada pelos turistas. Confira suas diferentes atrações a seguir!


Oktoberfest

Não podemos começar o conteúdo sem destacar a famosa Oktoberfest, o maior festival de cerveja do Brasil, realizado anualmente em Blumenau. Durante os dias do evento acontecem diversos shows, desfiles e atividades típicas alemãs.


Portanto , para cervejeiros e amantes da culinária alemã, visitar Blumenau nos dias da Oktoberfest é um passeio e tanto . Por lá, é possível se deliciar com as salsichas, pretzels e chucrute. 


Se você deseja conhecer mais sobre esse importante evento anual de Blumenau, temos um conteúdo completo em nosso blog sobre a Oktoberfest


Rota das cervejarias

Outro ponto alto de quem visita Blumenau é a rota das cervejas. Isso porque, através da cultura alemã, a região abriga uma série de cervejarias como Eisenbahn, Bierland, Container e a Wunder Bier. 


Em sua grande maioria as fábricas e cervejarias oferecem serviço de degustação e também passeios guiados pelas dependências . Com isso, além de experimentar diferentes estilos é possível conhecer um pouco mais dos processos de fabricação. 


Portanto, um passeio ideal para os cervejeiros mas também para todos os públicos, conhecendo um pouco mais da cultura alemã. 


Além da rota cervejeira, Blumenau também conta com o Museu da Cerveja, um espaço dedicado à história e cultura da cerveja em Blumenau. Por lá, falamos apresentando a história da imigração alemã, evidenciando a relevância da bebida para toda a região. 


Centro Histórico 

No desenvolvimento do seu roteiro sobre o que fazer em Blumenau, visitar o Centro Histórico não pode faltar. Afinal, ele preserva diferentes prédios e casas que valorizam a arquitetura alemã. 


Entre os principais pontos turísticos podemos destacar a Catedral São Paulo Apóstolo, inaugurada em 1958 . Certamente um dos ícones da cidade, a Catedral possui um estilo moderno e diferente de outras espalhadas pelo Brasil, atraindo milhares de turistas por conta de sua beleza. 


O Museu da Família Colonial é outro ponto turístico importante da cidade, não qual abriga fotografias, objetos e documentos da colonização alemã da região. Já na Praça Victor Konder é possível admirar a belíssima fachada da Prefeitura de Blumenau. Além disso, a praça costuma ser palco para diversos eventos culturais, como exposições e shows. 


Parque Vila Germânica

O Parque Vila Germânica é o principal espaço de eventos de Blumenau e onde acontece, por exemplo, uma Oktoberfest. A vila possui ótima infraestrutura, com diferentes tipos de lojas e restaurantes, ideal para se deliciar com a comida típica. 


Entre os locais mais visitados, podemos destacar o Empório Vila Germânica , onde é possível comprar lembranças e produtos gastronômicos locais. Além disso, você pode apenas apreciar a beleza do local, com aquelas típicas casinhas alemãs e se sentir na Europa. 


Natureza e ecoturismo

Embora Blumenau seja comumente relacionada à cultura alemã, a cidade contém diferentes atividades em meio à natureza, como trilhas e cachoeiras. Entre os principais locais para práticas ao ar livre, podemos destacar o Parque Nacional da Serra do Itajaí.


O local conta com uma ótima biodiversidade da Mata Atlântica e diferentes tipos e níveis de trilhas, como a trilha do Rio, do Seminário e a trilha da Cachoeira . Por lá é possível aproveitar um belo dia em família, com buffet e envolto na natureza. 


Além disso, a Cachoeira do Salto do Zinco , mesmo a pouco mais de 30 quilômetros de Blumenau, é um dos principais pontos turísticos da região. Afinal conta com ótimas piscinas naturais e uma beleza de tirar o fôlego. 


Conclusão

Como você pode ver, Blumenau é uma cidade que apresenta uma grande variedade de atrações, com forte influência da cultura alemã . Desta forma, se você deseja conhecer a arquitetura germânica, sua culinária e costumes, visitar a cidade é a melhor alternativa. 


A cidade conta ainda com um dos principais festivais do Brasil, a Oktoberfest . Além disso, para os amantes da cerveja, Blumenau apresenta uma ótima variedade de cervejarias, bares e restaurantes. 


Além disso, a cidade também possui uma ligação importante com o ecoturismo, muito por conta de suas trilhas e cachoeiras, principalmente no Parque Nacional da Serra do Itajaí. Portanto, andar por Blumenau é uma viagem no tempo, seja pela beleza natural ou pela sua arquitetura.


Conheça Blumenau Com Os Carros Da Movami

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Blumenau, que tal alugar seu carro com a Movami e desbravar as belezas da cidade?

Faça agora mesmo uma reserva de aluguel com a Movami e viaje com tranquilidade e segurança para conhecer todos esses pontos turísticos.

Para acompanhar outras dicas sobre viagens acesse  nosso blog .


Foto: Marcelo Martins- Empório Vila Germânica -  Prefeitura de Blumenau