Mercado de aluguel: no Brasil diminuem as vendas e aumenta o aluguel de veículos

Segundo os dados levantados e divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a contratação de aluguel de veículos cresceu 33,5% em 2021. Já o faturamento bruto desta área passou de R $17,6 bilhões em 2020 para R $23,5 bilhões em 2021. O maior crescimento registrado nos últimos cinco anos.

Com o aumento da demanda, também a frota foi ampliada. No ano passado, as locadoras compraram aproximadamente 500 mil carros zero quilômetros, isso representa mais de 25% do total de carros de passeio emplacados no Brasil.


Fatores que causaram o incremento no aluguel de carros

Este aumento considerável pode ser causado por alguns fatores, como:

 👉Retomada das atividades econômicas e de turismo no Brasil - Com o avanço da vacinação e a redução ampla dos casos de Covid 19, as pessoas voltaram às atividades normais, seja de trabalho ou de viagens, passeios e turismo em geral. Todos com sede de viver e aproveitar depois de ficar quase dois anos com restrições.

 👉Uso do carro alugado para motoristas de aplicativo - Com este período de lockdown, restrições e outras situações impostas pela pandemia, muitas pessoas perderam o emprego ou fecharam seus negócios. Na busca por uma ocupação para manter a família e se sustentar, a solução foi alugar um carro para trabalhar como motorista de aplicativo. Neste caso, nem todas as locadoras alugam carros para este fim. A Movami  é uma dessas locadoras.

👉Falta de peças e componentes na indústria automotiva- Junto com a pandemia e as restrições de trabalho, muitas empresas pararam ou reduziram a produção, por falta de mão de obra. Algumas empresas deram férias coletivas aos funcionários e por outro lado, houve muita ausência das atividades de pessoas que estavam infectadas ou nos grupos de risco. Desta forma, as indústrias automobilísticas reduziram a produção por falta de peças, atrasando a entrega de carros novos. Quem comprava um carro novo precisava aguardar por mais de seis meses para receber. Sendo assim, a única saída era alugar um carro para suprir as necessidades.


Maior demanda e mais vagas de trabalho

Se aumentou a procura de carros para alugar, na mesma proporção também aumentaram as vagas de emprego para atender estes clientes nas locadoras, que atualmente no Brasil, existem 13.903 ativas.  Se em 2020, haviam 77.214 postos de trabalho neste ramo no Brasil, no final do ano passado este número subiu para 85.494. Estas estatísticas fazem parte do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

Esta nova forma de pensar e agir mudou o comportamento das pessoas e influenciou até os preços nos postos de gasolina. Este mercado está concluindo que é muito mais eficiente, econômico e inteligente, pagar somente pelo uso do veículo ao invés de ter a propriedade dele. Em momentos de crise, as pequenas e médias empresas recorrem ao aluguel de carros como estratégia para fazer circular o dinheiro que antes estava imobilizado nos carros próprios, para usar como capital de giro.

Já é comprovado que a economia com o aluguel de carro chega a ficar até 25% menor, se comparado com os gastos e investimentos feitos com a própria frota.


Mercado aquecido para 2023

As empresas locadoras de veículos já são as maiores compradoras de carros do Brasil e para 2023, a promessa é incrementar ainda mais estes negócios. A projeção é um incremento de 22% nas compras de veículos zero.

O ano de 2021 encerrou com  400 mil compras e está fechando em 2022 com mais de 570 mil vendidos para locadoras. A expectativa para 2023, é chegar aos 700 mil carros comprados para este fim. Estes dados são da ABLAS.

Desta forma o estoque de carros das locadoras só cresce, atingindo atualmente 1,3 milhão de unidades. Este mercado influencia até na oferta e demanda de carros usados, bem como nos valores deste produto. Porque quando as locadoras resolveram renovar a frota, a oferta de carros usados ficava super aquecida. Com uma oferta grande, consequentemente reduz o preço.


Gostou deste conteúdo? Entendeu como irá ficar o mercado de carros alugados para 2023? Então continue acompanhando

nosso blog

e saiba mais.