Alugue um carro com a Movami e conheça o Santuário Santa Paulina
Por si só, Santa Catarina é um estado que oferece uma beleza natural exuberante, do Extremo Oeste ao Litoral. Mas com a ajuda do homem, muitos lugares têm se transformado em lindos pontos turísticos para conhecer. Isso envolve também, além das praias, serra, cachoeiras, ainda a religiosidade: falamos neste sentido do Santuário de Santa Paulina, na cidade de Nova Trento, a primeira santa brasileira. Foi ali, que Madre Paulina viveu a maior parte da sua vida e onde iniciou sua obra, sem pretensão, apenas cuidando de doentes e dos desprotegidos.
A origem da Madre Paulina
A primeira santa brasileira na verdade é italiana. Amábile Lúcia Visintainer, nasceu no norte da Itália, na pequena cidade de Vigolo Vattaro, em 16 de dezembro de 1865. Amábile veio ao Brasil com apenas 9 anos de idade com sua família, assim como outras tantas que naquela época, buscavam uma vida nova. Fixaram residência em Vigolo, município de Nova Trento, Santa Catarina, em 1875.
Desde a tenra idade, Amábile já despertava um amor muito grande pelo próximo e passou a cuidar de pessoas doentes. Começando pelo seu pai, após a morte de sua mãe. Depois, junto com uma amiga, fundaram a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, onde iniciou na verdade a obra de Madre Paulina. A congregação tinha como objetivo, a missão de evangelizar na educação, catequese, cuidado com as pessoas idosas, doentes e crianças órfãs.
Como Madre Paulina sempre levou uma vida dedicada aos outros, faleceu aos 76 anos em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942. Já com o conhecimento e acompanhando a obra da Santa, ao longo dos anos foram crescendo os relatos de milagres que começaram a acontecer para quem pedia que ela intercedesse em situações difíceis, principalmente doenças. Sua fama de santidade só foi aumentando pela sua vivência com as virtudes de fé, esperança, humildade, caridade, simplicidade, vida de oração, entre outros.
A beatificação
Quando o Papa João Paulo II esteve em Florianópolis, ele beatificou a Madre Paulina no dia 18 de outubro de 1991. Já em 2002, ele mesmo a canonizou, no dia 19 de maio. A partir de então, Amábile recebeu oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Com a beatificação, mesmo tendo nascido na Itália, Santa Paulina é considerada a primeira santa brasileira.
O Santuário é construído onde a Santa viveu
A construção do Santuário da primeira santa brasileira, foi erguido em Vigolo, na cidade de Nova Trento, onde ela viveu e trabalhou grande parte da sua vida. Desta forma, o santuário está edificado a quase 8 quilômetros do centro da cidade.
Logo na entrada, é possível perceber que você está em um lugar abençoado. Mesmo pequena, Nova Trento é muito acolhedora. Ali você encontra facilmente as placas indicando o caminho a seguir até o Santuário.
Na cidade e no caminho até o Santuário, existem vários lugares para o turista conhecer, todos que contam a história da Santa no decorrer de sua vida, como a casa onde seus pais moravam.
A imponência e moderna estrutura do Santuário é possível ver de longe, bem no alto de um morro, em meio a muito verde. Ali tudo gira em função da Santa Paulina e do próprio Santuário, os locais são muito próximos um do outro e de fácil locomoção. As lojinhas que vendem artigos religiosos, um restaurante popular que pertence ao complexo do Santuário, além de hotéis para todos os gostos e bolsos, bem como várias Pousadas.
A nova igreja foi concluída em 2006, e apesar da imponência é bem simples, assim como o que a Santa Paulina pregava. Tem espaço para acolher até 3 mil pessoas sentadas e mais 3 mil em pé. O Santuário conta com 3 capelas, mas a mais procurada e que tem movimento constante, é a da Santa Paulina, onde os peregrinos vão fazer suas orações e deixar seus pedidos. O site do Santuário explica que a geometria da igreja é uma réplica de duas mãos em prece, ou ainda parece uma tenda, lembrando a vida dos peregrinos.
O que você pode encontrar no local
No local existem várias obras que lembram a vida e as ações da Santa Paulina, como a Capela das Irmãs que foi construída no local onde a Madre e mais duas freiras cuidavam dos enfermos. Ali também começou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Ainda em frente a Capela, foi construído um casebre, uma reconstrução do modelo de casa que a Madre Paulina cuidava dos doentes. No seu interior estão documentos da Santa e de sua família, todos muito bem conservados.
Antes da construção da igreja nova, os romeiros costumam rezar na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, que ainda pode ser visitada.
Outros locais que você pode visitar:
👉 Restaurante Popular, onde servem refeições a preço popular;
👉Casa do Colono e Museu Colonial, onde são comercializados produtos coloniais;
👉Museu da seda é uma réplica da fábrica que a Santa e suas colegas construíram e trabalharam e ainda gerava emprego para as famílias locais;
👉Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina, onde através de bonecos, é contada a vida da Santa;
Como chegar a Nova Trento
Existem várias formas de você chegar ao Santuário da Santa Paulina. De avião você pode chegar pelos aeroportos de Florianópolis, a 80 quilômetros ou Navegantes, que tem 75 quilômetros de distância. Nestes dois locais você pode alugar um carro com a Movami que tem loja ao lado dos aeroportos.
De Blumenau, a distância é de 60 quilômetros e também você pode alugar um veículo com a Movami e fazer uma viagem bem tranquila apreciando a paisagem. Lembrando sempre que é importante fazer a reserva antecipada do carro, para garantir o veículo que você precisa e também, aproveitar o desconto da reserva antecipada. Aproveite!
Além disso, se você está na praia e quiser fazer uma visita ao Santuário, pode aproveitar em um dia. Veja as distâncias:
👉Balneário Camboriú: 60km;
👉Florianópolis: 80 km;
👉Itajaí: 70 km;
👉Itapema: 50 km
Gostou deste conteúdo? Independente da sua crença, sempre é um local interessante para conhecer. Continue acompanhando nosso blog e tenha mais informações. Acesse nosso site e conheça nossos serviços de aluguel de carros.