Cresce o número de mulheres habilitadas para dirigir no Brasil
Não é só no trabalho, nos negócios, nas famílias, mas cada vez mais as mulheres têm conquistado seu espaço assim, também é no trânsito brasileiro. Já caiu por terra aquela máxima de que “mulher no volante perigo constante”, porque os números mostram que é muito menor o número de mulheres envolvidas em acidentes.
Dados do Detran apontam que apenas 9% dos acidentes fatais que aconteceram em 2020, o veículo era conduzido por uma mulher. Se o total de Carteiras Nacionais de Habilitação, CNH válidas no país, mais de 35% são para as mulheres, ou cerca de 26 milhões de motoristas são do sexo feminino, este número de mulheres envolvidas em acidentes é muito aquém do masculino. Já segundo o Ministério da Saúde, 82% das vitimas fatais por acidente de trânsito, são do sexo masculino.
A lista do estados brasileiros com mais mulheres dirigindo
O levantamento do Departamento de Trânsito, Detran, revela os estados do Brasil que tem maior número de mulheres com CNH, são eles:
São Paulo com 8,8 milhões de mulheres ao volante;
Minas Gerais é o top 2 com 2,5 milhões de motoristas mulheres;
Paraná tem 1,9 milhão;
Rio de Janeiro vem em seguida, com 1,8 milhão de mulheres com habilitação;
No Rio Grande do Sul, tem 1,7 milhão de gaúchas motoristas;
Santa Catarina apresenta 1,4 milhão de mulheres ao volante.
Já o Amapá é o estado brasileiro com um menor número de mulheres com habilitação, são 49,8 mil.
Faixa etária
Os dados mostram ainda as faixas etárias que se sobressaem entre as motoristas brasileiras. O grupo que tem maior número de mulheres com habilitação, está entre 31 e 40 anos, somando um total de 7,5 milhões de condutoras. Em segundo lugar, estão as mulheres entre 41 e 50 anos, com 5,5 milhões e ainda, próximo a este grupo, estão as mulheres com idade entre 51 e 70 anos, com 5,6 milhões de condutoras no país.
Mulheres alugam mais carros
Com o crescimento das negociações de aluguel de carros no Brasil e expansão do setor, muitas pessoas e empresas estão preferindo o aluguel de carro do que ter o próprio veículo. Nesta mudança de hábito, há uma alteração com relação aos clientes que consomem este serviço. O que até há pouco tempo, o público que procurava pelo aluguel de veículos era totalmente masculino, gradativamente as mulheres estão aumentando e movimentando este mercado. O número crescente de mulheres que alugam carros, também está relacionado, proporcionalmente, ao aumento de pessoas do sexo feminino que estão habilitadas para dirigir.
Em uma análise feita dos dados relacionados aos acessos em sites de aluguel de carros, mais de 40% dos interessados e que buscam informações são mulheres. Com relação ao comportamento das consumidoras do serviço, 41% delas são mais decididas e fazem a concretização da reserva na primeira visita ao site. Ainda assim, são elas que navegam por mais tempo e visitam mais sites, se comparado aos homens.
Assim como os homens, elas procuram o serviço pelo celular e a preferência é pelos carros da categoria econômica. A opção mais requisitada é o Onix, e geralmente a maior procura ocorre nos meses de férias: dezembro e janeiro.
Regiões onde as mulheres alugam mais
Como São Paulo é a maior cidade do Brasil, é também em São Paulo que se concentra o maior número de mulheres que alugam carros no Brasil, cerca de 11% do total. Ainda que a faixa etária das mulheres que buscam pelo serviço seja de 35 a 44 anos, cerca de 35% deste público.
Então mulheres, estes números mostram que cada vez mais você está envolvida em todos os setores da sociedade. Nós da Movami temos propostas bem interessantes de aluguel de carro para vocês. Conheça a Movami, nós temos lojas em Blumenau, Navegantes e Florianópolis. Nestas duas últimas cidades, as nossas unidades ficam bem próximas do aeroporto. Aproveite nossos descontos especiais com a reserva antecipada e participe do nosso Programa de Fidelidade.
Quer saber mais informações sobre aluguel de carros, acesse nosso blog. Se quiser conhecer mais sobre a Movami e alugar um carro, acesse nosso site.