Evitar acidentes: como um bom motorista deve se comportar no trânsito?

Saber conduzir um veículo não é apenas uma questão técnica, mas muito emocional também. Veja como se comportar no trânsito para evitar acidentes:


No processo para conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, não são apenas as questões práticas e teóricas, que o candidato a motorista precisa dar conta, para evitar acidentes. É preciso também passar por um teste psicológico, o psicotécnico, para compreender como a pessoa se comporta no trânsito, diante das diferentes situações do dia a dia. 

Neste conteúdo, vamos destacar tudo o que você precisa saber, entender e praticar para ser um bom motorista. Acompanhe:


O que você considera ser um bom motorista?

Para você, ser um bom motorista, é nunca se envolver em acidentes, usar a direção defensiva, respeitar os limites de velocidade da rodovia, além de manter uma distância segura dos demais veículos?  A respostá é, sim, mas não apenas isso. Além disso, tudo, há uma série de outras regras fundamentais para evitar acidentes e ser um motorista. 

De nada adianta ser detentor das técnicas de direção, ter anos de experiência e prática no volante, além de saber as leis de trânsito, se você não pratica e nem preza pela segurança de todos. É importante ter ciência de que você não está dirigindo sozinho. Saber dirigir e ser um bom motorista, está muito além de saber dominar as técnicas. Está também ligado ao comportamento do cidadão, diante de situações inusitadas ou contraditórias que ocorram no trânsito diariamente.

Em regra básica, o bom motorista é reconhecido pela preocupação, cuidado e segurança que transmite ao conduzir um veículo. Porque muito além de saber e obedecer às regras do Código de Trânsito Brasileiro, é preciso ter empatia com os demais condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas. A primeira delas, é nunca, em hipótese alguma, deixar de se precaver. É fundamental usar o cinto de segurança.

Veja algumas dicas para se um bom motorista:


Conheça os direitos e deveres de um condutor.

Não basta apenas decorar os sinais de trânsito, mas saber o que cada um deles representa, respeitar e obedecer.  Lá estão explícitos tudo o que você precisa saber para conduzir um carro, sem se arriscar de sofrer infrações por não respeitar a Legislação vigente.

Saber, entender e praticar seus direitos mas também seus deveres, já é um bom caminho percorrido para ser um bom condutor.



O que você faz em caso de acidente?

Só quem já passou por isso, sabe as dificuldades e desgastes que se passa, ao se envolver em um acidente de trânsito, mesmo que não seja grave ou com vítimas.  Mas quem está na estrada, sabe que não está isento de enfrentar este problema, que por vezes pode ocorrer, alheio a um erro ou falha sua.

É preciso saber quais as primeiras atitudes a tomar, assim que ocorrer o sinistro, como sinalizar o local para evitar uma sequência de acidentes até mais graves. Saber avaliar a gravidade da situação, prestar os primeiros socorros, além de chamar a ajuda necessária nestes casos:

  •  Policia Rodoviária;

  •  Bombeiros;

  •  Seguradora e 

  • Guincho. 

No caso do carro ser alugado, você precisa acionar a empresa locadora.

Ainda é importante você saber o que não fazer nestes casos, como movimentar os feridos graves, exceto em caso de risco de morte. Sempre é importante manter a calma e aguarda a ajuda especializada.


Conheça seu veículo.

O condutor não precisa entender tudo de mecânica, mas precisa saber o básico ou ter uma noção de como as coisas funcionam. Entender quando há necessidade de trocar o óleo, desgaste dos pneus e de outras peças e precisam ser feitas manutenções e vistorias básicas.

Neste sentido, uma situação passível de multa e pontos na CNH, é se o seu veículo tiver um problema mecânico e ficar obstruindo a via ou gerando problemas para outros motoristas. 

Reconheça as melhores mecânicas e que seja de confiança, para saber a procedência das peças e não ser enganado. Também tenha por hábito verificar com regularidade o óleo e a água, bem como a calibragem dos pneus.

Com estes cuidados, mantendo o carro em boas condições, além de evitar problemas, prejuízos e multas, ainda faz de você um motorista consciente, atencioso, que sabe como evitar acidentes.


Mantenha o equilíbrio emocional.

Há muitas pessoas que demoram para aprender a dirigir, por receio ou algum trauma. Mesmo que você precise procurar um tratamento para se desvincilhar destes medos, não deixe de tirar sua Carteira de Habilitação, para conquistar sua liberdade de ir e vir. 

É importante fiar tranquilo, porque todos podem aprender a dirigir bem, é só uma questão de tempo, prática e costume. Porque se você ficar nervoso, maiores serão as possibilidades de você cometer algum erro.

Se você se estressar, o seu nervosismo vai te atrapalhar e você não conseguirá raciocinar e seguir sua jornada.  Respire fundo, seja paciente e compreensivo. Ofereça passagem quando for solicitado, pare nas faixas de segurança e não se irrite se alguém fechar a sua frente, porque isso vai acontecer! 


Treine bastante.

Você não será um bom motorista se não praticar. Assim é com tudo, na vida profissional também. O que nos faz sermos melhores é o quanto praticamos. 

Aproveite as aulas de direção para treinar bastante, principalmente em ruas com menos movimentação. Já quando se sentir mais seguro, peça para o instrutor te levar para o centro em locais mais movimentados.

Se acontecer, em algum momento de o carro apagar, fique calmo, isso acontece também com os condutores mais experientes. Faça todo o processo sem pressa e ligue o veículo novamente.

Não deixe que as buzinas dos carros com motoristas apressados, abale o seu emocional, afinal, quem está nervoso é ele e não você.  


Conclusão

Foram importantes para você estas dicas para evitar acidentes e ser um bom motorista? Ser um bom condutor no trânsito é sempre ter tranquilidade, paciência, sair antes de casa para não precisar andar mais do que deveria. Ainda é fundamental respeitar o veículo da frente e evitar incoerência no trânsito, para não ser pego dirigindo de forma errada e sofrer as penalidades previstas em lei.

Acesse nosso blog e tenha mais dicas importantes. Acesse nosso site e alugue um carro conosco. Temos lojas em Blumenau, Navegantes e Florianópolis. Faça sua reserva com antecedência e aproveite nossos descontos.