Teste psicotécnico: por que é preciso fazer para tirar a CNH?

Cada dia mais se percebe a importância do teste psicotécnico para quem está fazendo a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. Entenda a importância e a necessidade dele.


A realização do Exame Psicotécnico do Detran, na verdade, nada mais é do que uma avaliação psicológica da pessoa que está tirando a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O exame psicotécnico é comporto por algumas etapas, como:

  • entrevistas;

  • testes psicológicos;

  • testes psicotécnicos.

O teste psicotécnico do Detran é uma forma de entender os aspectos cognitivos, de personalidade e de habilidade técnica do motorista no dia a dia e como se comportaria no trânsito.

Pela sua complexidade, formas de entendimento do comportamento e das reações, é necessário que o teste seja aplicado por um profissional, que seja habilitado pelo Conselho Federal de Psicologia, CFP.  


Por que é necessário fazer o exame para ter a CNH?

Sabemos que no Brasil, diariamente, acontecem muitos acidentes de trânsito, com vítimas fatais, outras com sequelas para o resto dos dias.  Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2017, o trânsito foi o principal causador de mortes de crianças entre 5 a 14 anos. 

É por isso que para enfrentar o trânsito, você precisa ser uma pessoa sensata, responsável, com comportamento que ofereça o menor risco possível, para si e para os outros. Por isso você deve fazer o teste. 

Uma das avaliações é com relação à capacidade de observação, atenção, concentração e atitudes que você irá tomar em determinadas situações ou desafios no trânsito.

Por isso que o teste psicotécnico é necessário para a construção de um trânsito mais seguro. Porque é a partir deste tipo de exame que pode se concluir se a pessoa está ou não em condições de dirigir de forma defensiva.


Como se preparar para fazer o teste

Neste teste, não cai nada do que você estudou ou praticou nas aulas teóricas e práticas que você fez na autoescola. Como identificamos acima, este exame é uma maneira de avaliar as condições mentais para que você possa participar ou enfrentar o trânsito como um condutor. Isso é o que está sendo avaliado no exame.

Sem ter conteúdo para estudar, é possível você se preparar para fazer a prova de forma tranquila, com cuidados do corpo e a mente estarem centrados para fazer o teste. Veja algumas dicas:


Controle o uso de aparelhos eletrônicos.

É muito comum estarmos diante do celular, tablets ou computador antes de dormir, mas sabemos que isso não é nada saudável para ter um sono tranquilo e reparador. Além disso, as redes sociais, contribuem para deixar você ansioso e não como uma maneira de entretenimento.

Pensando nisso e na sua performance durante o teste, evite ou modere o uso destes aparelhos na véspera. Registre que você precisa estar tranquilo, descansado para não deixar que outras ações externas interfiram no resultado do exame.


Procure dormir o tempo necessário para descansar.

Se você não dormir o quanto é necessário para descansar, pode comprometer a memória e o raciocínio. Por isso, antes de um momento importante como esta prova, é fundamental que você esteja descansado e dormido bem a noite anterior.

Ficar ansioso e nervoso diante de uma situação como esta, é bem comum. Se você sabe que tem dificuldade com isso, então previna-se para poder controlar estas emoções. Isso pode ser feito com o consumo de chás calmantes antes de dormir e evitar comida pesada no jantar, pois a digestão é mais lenta.


Mantenha seus horários e atividades de forma organizada.

Como o volume de pessoas que estão fazendo os testes para conseguir a CNH é grande, e o atendimento do Detran não é rápido, procure se organizar com suas demandas e atividades. Desta forma, você evita ficar nervoso ou ansioso, com os compromissos que precisa cumprir, antes ou depois do teste.


Há possibilidade de reprovar neste teste?

A reposta é, sim, existe a possibilidade de reprovar neste teste. No caso disso acontecer, o candidato pode recorrer, solicitando uma avaliação do resultado junto ao órgão competente de trânsito. Há um prazo de 30 dias para recorrer. Esta avaliação é feita por uma junta médica ou psicológica.

Se ainda após esta avaliação, o candidato for considerado inapto temporário ou permanente, você ainda pode solicitar um recurso para o Conselho Estadual de Trânsito, Cetran.


Acesse nosso blog e tenha mais dicas importantes. Entre no nosso site e alugue um carro conosco. Temos lojas em Blumenau, Navegantes e Florianópolis. Faça sua reserva com antecedência e aproveite nossos descontos.