Onde passear no inverno: São Joaquim e suas belezas naturais

A pequena e encantadora São Joaquim é um dos pontos onde passear no inverno em Santa Catarina. Cercada de muita beleza, baixas temperaturas, vinhos e maçãs deliciosas.


Você e sua família decidiram passar alguns dias de inverno, sentindo o frio da Europa no Brasil , o rumo certo é a região da Serra Catarinense. Existem várias cidades bem próximas uma das outras, que você pode visitar em alguns dias, conhecendo toda a beleza natural que elas oferecem, além de estarem, bem preparadas para receber os turistas. 

Para os casais apaixonados que buscam os melhores destinos de onde passear no inverno, a dica é a Serra, mais especificamente os municípios de Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e a charmosa e aconchegante São Joaquim. Nesta região, as temperaturas passam de pouco dos 20° C no verão e chegam a -3 C no inverno.



O inverno é a melhor época para visitar São Joaquim

A cidade fica a cerca de 250 quilômetros da capital, Florianópolis. Uma boa opção é chegar de aião até o aeroporto Hercílio Luz, alugar um carro com a Movami e fazer o trajeto com calma, apreciando uma linda paisagem. Um detalhe importante, é lembrar de fazer a reserva do carro antecipadamente. A Movami tem uma loja, bem próximo do aeroporto.

Para quem chegar de avião até o aeroporto de Navegantes , a distância é um pouco maior, são 346 milhas. Mas também você pode alugar um carro com o Movami, e fazer todo o percurso aproveitando a linda vista da região.

Em ambos os casos, você pode optar por acessar a BR 101, e subir pela Serra do Rio do Rastro . Este, é um destino turístico bastante procurado durante o inverno.  

Neste período, as paisagens ficam mais lindas, por vezes cobertas de passageiros ou mesmo, se você tiver bastante sorte, vai conseguir sentir o frio e ver a neve que costuma cair nos dias e noites mais geladas. 

Para quem aprecia a gastronomia, este é o melhor período, onde você pode degustar o que a região tem de soberano em café colonial, fondues, sopas e outros pratos típicos para todos os gostos. Você também pode fazer um tour pelas melhores vinícolas do Sul do Brasil que estão instaladas em São Joaquim por excelente solo e clima, propício para o cultivo da uva. 


Pontos turísticos de São Joaquim

Mesmo sendo o frio a grande atração do lugar, existem vários lugares que você pode visitar e se divertir, dependendo do que você busca: adrenalina, natureza, gastronomia, conforto, sossego…

O Snow Valley é um local para viver grandes experiências. Ali você vai encontrar uma tirolesa que atravessa um cânion e matas, arvorismo e escalada. Mas se o seu objetivo é apenas apreciar as belezas naturais do lugar, sentado e toma um café delicioso, acompanhado de quitutes doces e salgados.

Como a produção de maçã é uma das atividades que movimentam a economia local, São Joaquim tem o Parque Nacional da Maça . Neste espaço você pode visitar a Exponeve, onde os artesãos comercializam os produtos feitos por eles mesmos. 

Neste espaço também ocorreram vários eventos, como o Festival de Inverno e a Festa Nacional da Maçã . No local, é possível ver e conhecer, várias árvores de maça.


Mirantes

Em São Joaquim você tem uma vista privilegiada dos vales, ao acessar o Mirante dos Pinheiros ou das Araucárias. Este local fica bem ao lado da estrada, no caminho para algumas vinícolas, mas vale a pena pela vista e pelas lindas fotos que podem render.

Outro mirante, aberto ao público diariamente, é o Belvedere . Neste lugar você tem uma visão bem ampla da cidade e pode ser acessado por uma escadaria.



Vinícolas

Você não pode deixar de incluir visitas às vinícolas, no seu roteiro dos destinos de inverno. São Joaquim é considerada a cidade dos vinhos finos.

Todas as visitas são agendadas e você encontra os contatos geralmente na recepção dos hotéis ou pousadas que ficam hospedados. Em alguns casos, os profissionais do próprio estabelecimento fazem a reserva para você. 

Entre as vinícolas mais procuradas, estão Villa Francioni, Vinícola Leone di Veneza, Vinhedos do Monte Agudo , Vinícola Boutique D'alture, Vinícola Pericó, entre outras. Durante a visitação, sempre guiada, há explicação de como ocorre na colheita e produção de vinhos, sucos e espumantes, você degusta alguns rótulos, com acompanhamentos.   

Um detalhe importante e sempre muito interessante, são as histórias do surgimento de cada uma das vinícolas, sempre relacionadas ao sonho de alguém, um familiar, onde há emoção, conhecimento, estudo e muito comprometimento. 



Visitas na região

Aproveitando sua estadia em São Joaquim, você poderá visitar algumas cidades próximas com vários pontos turísticos que atraem pessoas de todas as regiões. 

Entre os principais, destacam-se Urubici , Urupema, Bom Jardim da Serra, Lauro Muller, Alfredo Wagner entre outros. 

Nestes locais você encontra inúmeras trilhas que levam às cascatas e locais belíssimos, os próprios cânions da região. É muita beleza natural e outros espaços preparados pelo homem para receber você com todo o carinho e cuidado.

Então, arrume seu mala e venha conhecer o que a Serra Catarinense tem de melhor, além de muita natureza, lugares paradisíacos de tirar o fôlego, também muito aconchego, conforto e comodidade.


Conclusão

Ficou curioso? Gostou das nossas dicas? Então siga nossas orientações, faça agora mesmo a reserva de um carro de aluguel com a Movami e viaje com tranquilidade e segurança para conhecer essas e outras opções nessas férias.

Acesse nosso blog e tenha mais dicas importantes. Entre no nosso site e alude um carro conosco . Além de Floripa e Navegantes, temos loja ainda em Blumenau. Faça sua reserva com antecedência e aproveite nossos descontos. 


Fonte imagem: Freepik