Sul do Brasil: Top 10 lugares para conhecer!

Viajar pelo sul do Brasil é uma experiência única, repleta de paisagens deslumbrantes, cultura rica e uma gastronomia irresistível. A variedade de locais, passeios e alternativas é uma grande característica da região. 


Por isso, se você está oferecendo uma viagem para essa região encantadora, não deixe de conferir nossa lista dos Top 10 lugares que você não pode perder


Além disso, apresentaremos algumas dicas úteis sobre o que fazer em cada destino para aproveitar ao máximo sua jornada.


Top 10 lugares para conhecer no sul do Brasil


Aqui estão os Top 10 lugares que você não pode deixar de conhecer, com dicas especiais para as cidades de Navegantes, Blumenau, Florianópolis e muito mais!


1.Florianópolis, SC


A Ilha da Magia , como é carinhosamente chamada, é famosa por suas praias deslumbrantes e atmosfera descontraída. Entre as diversas atividades, não deixe de visitar a Praia Mole e Campeche para desfrutar das ondas perfeitas para o surf.


Além disso, aproveite para explorar o Centro Histórico para conhecer a rica história da cidade. Experimente a culinária local em um dos diversos restaurantes à beira-mar, saboreando frutos do mar ao ar livre.


2. Gramado, RS


Gramado é um pedaço da Europa no Brasil, com suas charmosas ruas de paralelepípedos e arquitetura inspiradas nas tradições alemãs e italianas. 


Assim, um local ideal para apreciar o clima romântico da cidade, visitando o Lago Negro e o famoso Natal Luz, um espetáculo de música que encanta a todos.


Outro ponto alto da cidade é experimentar os deliciosos chocolates produzidos localmente e fazer um passeio de Maria Fumaça até Bento Gonçalves.


3. Balneário Camboriú, SC


Para os amantes de praias badaladas, Balneário Camboriú é o lugar perfeito. Além das belas praias, a cidade super conhecida do sul do Brasil oferece uma vida noturna agitada e o famoso teleférico que proporciona uma vista deslumbrante da região.


Certamente, uma das principais dicas para curtir a cidade é reservar um tempo para explorar o Parque Unipraias, com suas trilhas ecológicas e atividades ao ar livre.


4. Serra do Rio do Rastro, SC


Se você gosta de aventuras e cenários espetaculares, a Serra do Rio do Rastro é o destino ideal. A estrada sinuosa oferece vistas deslumbrantes das montanhas e vales.


Para desfrutar da paisagem parar nos mirantes ao longo da estrada para apreciar a paisagem e tirar fotos incríveis é essencial.


5.Blumenau, SC


Blumenau é uma cidade que respira herança alemã e uma das mais famosas do sul do Brasil. Durante a Oktoberfest , a cidade se transforma em um grande festival de cerveja. Além disso, explorar o charmoso Centro Histórico, repleto de arquitetura europeia, é fundamental para se deliciar com a culinária germânica.


Visite também a Vila Germânica para provar cervejas artesanais locais e participar de eventos culturais.


6. Navegantes-SC


Navegantes é mais do que um ponto de entrada para o sul de Santa Catarina. Suas praias encantadoras, como a Praia Central, são ideais para relaxar. Durante a sua estadia, explore o Farol da Barra, com vistas panorâmicas do oceano, e desfrute dos frutos do mar frescos nos restaurantes à beira-mar.


Além disso, para quem visita a cidade, não podemos deixar de falar do Beto Carrero . Embora esteja na cidade vizinha, Penha, a região de Navegantes fica a pouco menos de 15 quilômetros do parque, sendo o destino de vários turistas para hospedagem. 


7. Foz do Iguaçu, PR 


As majestosas Cataratas do Iguaçu , um dos cenários mais famosos e cartão-postal da região sul do Brasil também é um destino imperdível.


Por lá, é possível explorar o Parque Nacional, fazer passeios de barco próximos às quedas d'água e visitar o Parque das Aves para uma experiência única com a fauna local.


Além disso, reserve um tempo para explorar a tríplice fronteira e aproveitar as diversas atrações na região.


8. Curitiba, PR


Curitiba impressiona pela arquitetura moderna e planejamento urbano. Por lá, visite o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e faça um passeio de trem pela Serra do Mar. 


Não deixe de experimentar o tradicional barreado, prato típico da região e explorar o bairro boêmio de Santa Felicidade para uma autêntica experiência gastronômica italiana.


9. Porto Alegre, RS


A capital gaúcha é uma das principais cidades do sul do Brasil e combina tradição e modernidade. Conheça a história local no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversão da rica cena cultural.


Visite o Mercado Público para degustar iguarias locais, explore o bairro boêmio da Cidade Baixa e aprecie o pôr do sol no Guaíba.


10. Jurerê Internacional


Localizada em Florianópolis, Jurerê Internacional é famosa por suas praias deslumbrantes. A Praia de Jurerê é a mais conhecida, com águas calmas e uma faixa de areia perfeita para relaxar. Se você busca agito e clubes de praia badalados, a Praia de Jurerê Internacional é o lugar ideal.


Conheça o sul do Brasil com a Movami!


Para aproveitar as várias cidades e atividades da região sul do Brasil, nada melhor que um bom carro oferecido, não é mesmo? Por isso, a Movami conta com os melhores veículos da frota, com máxima segurança e praticidade.


Além disso, contamos com motorista adicional gratuito, diário de 27 horas e taxa de retorno grátis. Para mais informações entre em contato conosco . Temos unidades em Florianópolis, Navegantes e Blumenau.


Para acompanhar outros conteúdos sobre aluguel de carros, confira o Blog da Movami.