Vinícolas em Santa Catarina: 5 opções para você conhecer!

Você é amante de vinho ou deseja aprender mais sobre o tema? Então você não pode deixar de conhecer as vinícolas em Santa Catarina. Afinal, a região catarinense é uma das mais importantes quando o assunto é vinho brasileiro.


Vinho tinto no inverno para aquecer, vinho branco no verão para refrescar e harmonizar com pratos especiais, sucos e espumantes o ano todo, para comemorar e celebrar, ou simplesmente saborear. 


Neste conteúdo, você poderá conhecer um pouco mais sobre algumas das principais vinícolas em Santa Catarina. 


Quando visitar as vinícolas em Santa Catarina?


As vinícolas em Santa Catarina são uma ótima visita durante todo o ano! No entanto, se você deseja desfrutar do clima mais ameno e evitar multidões, os meses de outono (março a junho) e primavera (setembro a novembro) são as melhores alternativas.


Afinal, durante essas estações, você pode desfrutar das paisagens das vinícolas enquanto saboreia vinhos deliciosos, muitas vezes acompanhados por eventos especiais, como colheitas ou festivais de vinho. 


Vale destacar que as vinícolas também recebem visitantes durante o verão e inverno, cada estação oferecendo sua própria atmosfera única e experiências especiais, como colheitas de uva ou festas de inverno.


Em resumo, qualquer época é uma boa época para visitar as vinícolas em Santa Catarina, dependendo das suas preferências pessoais e disponibilidade.


Por que conhecer as vinícolas catarinenses?


Se você é um apreciador de um bom vinho, gosta de histórias e de lindas paisagens, precisa visitar o roteiro das vinícolas em Santa Catarina. É na Serra até o Vale do Contestado, que você pode conhecer e degustar os melhores vinhos finos de altitude.


Depois de muitos anos de estudos, pesquisas e investimentos, Santa Catarina conquistou o merecido espaço na produção de vinhos de qualidade. Nesta região, o ambiente é perfeito, uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, garantem o melhor padrão de qualidade.


Em função do clima apropriado, com frio na medida certa, permite que as variedades de uva amadureçam de forma lenta e completa. Além da natureza apropriada, com o uso de tecnologias modernas, aliado ao trabalho de profissionais especialistas, como os enólogos, resultou nos melhores produtos. São espumantes, brancos, rosados, tintos e vinhos doces naturalmente, com personalidade intensa e marcante, bem característicos de terrenos de altitude.


Quais os melhores vinhos de Santa Catarina?


Conheça algumas vinícolas no estado de Santa Catarina, que além de apresentar o melhor produto, ainda você pode conhecer lugares lindos, paisagens deslumbrantes e lindas histórias, cada uma com suas particularidades.


Villa Francioni

São Joaquim é um dos municípios que concentra algumas das vinícolas mais indicadas em Santa Catarina. É ali que você vai encontrar uma construção de aproximadamente 4.500 metros quadrados que se assemelha a um lindo castelo.


A história deste empreendimento, a Villa Francioni,  é uma lição de vida, surpreendente e emocionante. Tudo foi projetado e idealizado por Manoel Dilor Freias na década de 1990. Ele acompanhou toda a construção bem como o plantio do vinhedo. Mas quis o destino que ele não estivesse presente quando a primeira garrafa de vinho de sua produção própria, fosse aberta. A inauguração foi em setembro de 2001, quando ele já havia falecido.


O negócio hoje é coordenado por um Conselho de Administração, presidido pela filha do idealizador, Daniela Freitas. A vinícola foi a primeira a se instalar na região, abrindo caminhos para as demais que vieram em seguida para engrossar o rol de negócios em torno da uva. 


O “castelo” tem cinco andares com capacidade para produzir até 300 mil garrafas por ano. Toda a estrutura foi pensada e projetada para atender as necessidades da produção, com fluxo gravitacional, sem o uso de máquinas para deixar que vinhos e espumantes, sigam seu curso natural.


Atualmente há uma produção de 17 rótulos diferentes, premiados e reconhecidos também no mercado internacional. 


O espaço fica aberto o ano para receber os turistas com visitas agendadas. 


Vinícola Thera

O idealizador da Vinícola Thera é João Paulo Freitas, filho do fundador da Vinícola Villa Francioni, Manoel Dilor de Freitas. O nome Thera é uma homenagem a mãe (Therezinha) de João Paulo e esposa de Manoel (in memoriam), uma maneira carinhosa que o marido chamava a esposa.


O projeto vai além da vinícola, incluindo também a Fazenda que leva o nome da cidade onde está instalada, em Bom Retiro -SC. O sonho começou a sair do papel em 2013, mas neste período, a grande maioria dos vinhedos já havia sido plantado, ainda em 2002. Atualmente a área tem aproximadamente 10 hectares de vinhedo, direcionados para a produção de vinhos e dois hectares para fazer experimentos.


A Vinícola Thera cultiva uvas predominantemente, com variedades destinadas à produção de vinhos brancos e espumantes como Sauvignon Blanc, Chardonay e Pinot Noir. Ainda as uvas Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese, Mpntepulciano D’ Abruzzo, entre outras.


Mas além da Vinícola, na Fazenda também uma pousada boutique que carrega o mesmo nome. O Thera Wine Bar é um destino ímpar para quem planeja viver e apreciar momentos e cultivar memórias incríveis.


O empreendimento foi inaugurado em 2018 e tem se tornado um ponto de refúgio para quem gosta e procura conforto, aconchego, vivência com o interior e com as belezas naturais. Tudo isso junto a Vinícola Thera, onde a visitação é uma das atrações que os hóspedes podem vivenciar.


Vinícola Leone di Veneza

Um pedacinho da Itália em São Joaquim. Assim você vai se sentir ao visitar esta vinícola. Sua arquitetura e localização privilegiada, escolhida justamente por ser um ambiente propício para o cultivo das uvas, são alguns dos atrativos que chama a atenção. 


Com o uso da tecnologia moderna, a vinícola Leone di Veneza obtém produtos diferenciados, dando ênfase as especificidades de cada variedade, também acentuados pelas excelentes condições da altitude do local. São cinco hectares de cultivo de uva, nas variedades italianas, como as tintas: 

  • Sangiovese, 

  • Montepulciano, 

  • Refosco Dal Peduncolo Roso,

  • Primitivo. 


Ainda as Brancas: 

  • Gewurstraminer

  • Garganega


Ainda são cultivadas outras castas italianas, também para testes e experimentos.


Mas voltando a edificação da Vinícola, com uma estrutura pronta de acomodações e restaurante, onde é servido almoço harmonizado e outros tipos de pratos especiais, tanto na área externa, quanto interna. No último andar, com um ambiente todo de vidro, além de uma área aberta, é possível vislumbrar os vales e o vinhedo. Você pode degustar as bebidas enquanto saboreia as delícias preparadas ali mesmo.

Além de conhecer todo o processo de produção dos vinhos, na época da vindima, os turistas podem participar de todo o processo ou fazer piquenique “na roça”. 

Sempre lembrando da necessidade de agendamento para a visitação.


Vinícola Villaggio Bassetti

Esta vinícola também surgiu de uma história familiar, onde o neto aprendeu com o avô a maestria de produzir vinhos para a família.  Mais tarde, José Eduardo Piolli Bassetti, engenheiro químico resolveu profissionalizar e tirar o sonho do papel. Se mudou para São Joaquim, onde em 2005, nascia a Vinícola Villaggio Bassetti.


Um dos desafios iniciais foi o plantio dos primeiros vinhedos. Começou com dois hectares de Merlot e dois de Cabernet Sauvignon. No ano seguinte foi plantado um hectare de Pinot Noir e mais um de Sauvignon Blanc. Assim, já tinha uva suficiente para a primeira fase do empreendimento, com início da produção de vinhos em 2008, produzindo apenas 520 garrafas.  Atualmente são cinco rótulos e novas safras com muita tecnologia, sempre sendo fiel às tradições italianas do seu avô.


Vinícola Monte Agudo

A Vinícola Monte Agudo iniciou sua história no ramo, trazendo as primeiras mudas de uva da França, no início de 2005. O empreendimento está localizado na terra fértil de São Joaquim, a 1.200 metros de altitude, na localidade de Fazenda Morro Agudo, na Serra Catarinense.  


Atualmente são seis variedades cultivadas no local:

  • Cabernet Sauvignon,

  • Merlot;

  • Chardonnay;

  • Sauvignon Blanc e

  • Malcec.

Já qualidade Riesling Renano continua em fase de teste. 


A empresa familiar foi fundada pelo médico pediatra Leônidas Ferraz e o produtor de grãos Alceu Muller. Atualmente a Monte Agudo tem o envolvimento da família Rojas Ferraz, com o apoio dos filhos de Leônidas e Alida: Carolina, Léo e Patrícia, que atuam como os principais gestores do negócio.

A vinícola está aberta a visitação de segunda a sábado das 11 às 17 horas, no domingo das 11h às 15 horas e nas quartas-feiras está fechada. Agende sua visita. Você pode fazer piquenique no vinhedo, degustar as delícias ali produzidas e apreciar o mais belo pôr do sol da região.


Outras vinícolas

Se você quiser fazer um tour por estas ou outras vinícolas da região, a melhor opção é fazer este passeio de carro. Sugerimos que você venha de avião até Florianópolis ou Navegantes, alugue um carro com a Movami que tem lojas bem próximo aos dois aeroportos e curta esta viagem, em família, com o seu par ou com amigos.


São várias a opções de vinícolas boutique, que você pode visitar, além das que já foram citadas;

  • Vinícola D’Alture;

  • Vinícola Pericó;

  • Vinícola Vivalti;

  • Sanjo;

  • Suzin;

  • Quinta da Neve;

  • Hiragami;

  • Zanella Back;

  • Villagio Conti;

  • Quinta das Araucárias;

  • Fattoria Monte Alegre e

  • Piccola fattoria.


Ainda na Serra, você encontra a Vinícola Urupema, na cidade de Urupema; em Urubici você pode encontrar a Casa Cervantes e Serra do Sol e a vinícola Abreu Garcia em Campo Belo do Sul.  


Vale a pena se programar e fazer um passeio completo pela região que é abundante, além de vinícolas, lindas paisagens, hotéis fazenda, pousadas e gastronomia ímpar.


 Outras opções ainda, são passar pela Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da serra, visitar o Parque Nacional de São Joaquim, o Snow Valley na mesma cidade, além do Morro da Igreja em Urupema. 


Conheça as vinícolas em Santa Catarina com a Movami


Para aproveitar todas as vinícolas em Santa Catarina você já sabe que um carro alugado é a melhor escolha, certo? Por isso, a Movami, conta os melhores veículos na frota, com máxima segurança e praticidade.


Lembre-se que ao dirigir é proibida a ingestão de bebida alcoólica!


Além disso, contamos com condutor adicional gratuito, diária de 27 horas e taxa de retorno grátis. Para mais informações entre em contato conosco. Temos unidades em Florianópolis, Navegantes e Blumenau.


Para acompanhar outros conteúdos sobre viagens pelo Sul do Brasil, confira o Blog da Movami.